Pular para o conteúdo principal

Gabinete de máquina de costura Singer - restaurado

Um móvel lindo, dos anos 60. Estava com partes queimadas e as lâminas soltando. Estava tão feinho que não tinha ideia de como consertá-lo. Então, um dia, abrindo e fechando a portinha e tampo superior, me veio a ideia de fazer um barzinho. 

Pelo peso, senti que havia muita madeira maciça nesta peça. Por dentro, o "recheio" (esse sistema de montagem de móveis chama-se "sarrafeado") era todo em madeira maciça de Cedro, maravilhosa e em perfeito estado. 

Aqui, o antes e depois da parte de trás. Todas as ripas estavam descolando, foi um trabalhão juntá-las novamente. Os pés são em madeira Marfim, extremamente dura. 

A parte interna ficou com a lâmina original em Imbuia. Colei-a muito bem e coloquei travessas para suportar a base onde as garrafas ficarão. As ferragens (puxador e dobradiças) ficaram originais.
A intenção era deixar o móvel com cara de gasto. Para isso pintei-o com esmalte sintético preto fosco. Depois de seco, lixei com lixa 240, até desbotar bem. Então passei cera de carnaúba e lustrei. 
Só faltava a máquina de costura. Até os suportes em ferro estavam perfeitos. observe uma tampa que se abre acima, que servia para erguer a máquina e então apoiá-la novamente nesta tampa abaixada. 

A portinha estava horrorosa. Com partes queimadas e lâmina ressecada pelo calor do fogo. Tive de cortar uma boa parte dela, mas deixei o desenho arredondado embaixo. 

Esta imagem mostra porque amo tanto a restauração de móveis. A madeira fica linda quando recebe o acabamento de um verniz ou seladora. O acabamento que dei na madeira natural foi com verniz Stain. As bordas são encabeçadas em Imbuia. Um móvel desta qualidade não é mais encontrado com frequência. Feito com três nobres madeiras brasileiras.
O trabalho foi bem tradicional, não tenho grandes máquinas e nem espaço para isso. Mas foi do jeito que gosto de fazer, com calma e muito carinho. Levou um bom tempo, mas não me desespero, enquanto não fica como quero, fico procurando soluções.






Notem que um pé tem cicatrizes da queimadura. Fiz questão de deixar aparente. Afinal, 50 anos de história merecem marcas.

Quero agradecer as imagens enviadas pela leitora Fátima Soares, que me ajudou na história desse móvel lindo, onde muita costureira já passou horas e alimentou sonhos. Fátima ganhou a máquina de sua avó e quer restaurá-la. Mas nesta peça está quase tudo perfeito, será um trabalho mais original, visto que sua máquina funciona muito bem.




A próxima imagem é do blog Dcoração. Não tenho informações sobre a procedência deste móvel, mas gostei do acabamento que fizeram na peça, deixando toda a madeira a vista. Ficou chique!



Espero que tenham gostado de mais esse trabalho. Com certeza muitos de vocês fariam diferente. Também pensei em outros acabamentos, mas quando vi a madeira linda que havia por baixo das velhas e ressecadas lâminas, não resisti e "mostrei tudo".

 
Abraços e ótima semana a todos.

Sandra





Comentários

  1. Hola¡¡ no te conocía....me quedo por aqui que hay muchisimo que mirar y todo me gusta y me interesa

    Un beso

    ResponderExcluir
  2. Lindo,amo coisa antiga!
    Seguindo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  3. Querida adorei o seu cantinho, tudo especial, e essa restauração esta maravilhosa. E você amiga esta de parabéns. Já virei seguidora.
    beijos Luci

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, parabéns pelo Blog e já estou te seguindo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adoro o teu blog!!

    http://sweetcherryblogger.blogspot.com.es/2013/09/nenufar.html

    ResponderExcluir
  6. Sandra, tudo bem?
    não entendi direito o que você fez na porta...
    poderia "matar" minha ignorância?!?
    obrigado e parabéns,
    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro, a parte debaixo da porta estava parcialmente queimada, o que fiz foi recortar alguns centímetros, para nivelar a madeira novamente.
      Seja sempre bem vindo. Abraço

      Excluir
  7. Que grandes reciclagens, ficou como novo o movel. Isso é que é saber restaurar.
    Parabens agora vou ver masi um pouco do teu blog.
    Pinta

    ResponderExcluir
  8. Gostaria do telefone para entrar em contato.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma amiga que tem uma maquina para restaurar,ela desejasaber endereço ou telefone de restaurador aqui no Rio de Janeiro.
    Grata

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha