Pular para o conteúdo principal

Cristaleira antiga.




sandraguadagnin
Sr Rude resolveu trazer de Santa Catarina o móvel que era de sua avó. E conforme ele, a cristaleira tinha várias camadas de tinta, todas claras, pois o medo de "aparecer em cor diferente" era comum no passado. Encontrado o restaurador, lhe foi confiado o trabalho de trazer de volta a originalidade da peça. Tal foi a decepção do dono ao ver a mistura de madeiras que havia debaixo das camadas de tinta (Imbuia, Pinheiro e Cedro Rosa), e me procurou, por indicação de uma amiga de longa data, pedindo que pintasse a peça de branco e que cada parafuso permanecesse original. Ufaa! Não foi fácil.

sandraguadagnin
Desmontei o móvel como pude, e os parafusinhos já sem fenda me tomaram muita paciência.

sandraguadagnin
E o que fazer quando as dobradiças foram colocadas com pregos há várias décadas?
Gastei as cabecinhas dos pregos delicadamente, com a  milagrosa DREMEL (Ainda bem que Sr Rude não exigiu que os pregos continuassem originais).

Daí muita água e removedor de cera no móvel, mas tudo na medida e no tempo certo, para não empenar a madeira. A peça chegou até minhas mãos com mais de 15 camadas de cera Canário aplicadas. O acabamento desta cera fica bom, mas não tão resistente quanto seladora e cera de Carnaúba.

sandraguadagnin
 As dobradiças preguiçosas tiveram de acordar e mostrar serviço. As tramelinhas, desanimadas pelos seus 80 anos e lá vai fumaça... Tudo bem que o restaurador anterior foi um pouquinho mais prático e colocou umas ferragens novas para segurar as portas fechadas.

sandraguadagnin
Aqui a madeira Cedro Rosa das portas superiores, com acabamento em cera comum.

sandraguadagnin
E uniformizadas por mim, com tinta Duco branca fosca e cantinhos raspados (esta é a melhor parte). Os puxadores em porcelana deram o detalhe delicado ao branco.

sandraguadagnin
Aqui, em casa de volta, numa cobertura no 5º andar de um prédio onde ela não coube no elevador. Que sufoco para os carregadores.
Mas deu tudo certo e é lá que ela ficará, novamente acomodando os objetos antigos da família e fazendo bonito.





Comentários

  1. Sandra... e vc vem me dizer que foge de peças grandes?rs..
    menina, q trabalhão!!! e que resultado fofo!! adoro puxador de porcelana, acho q fica leve!

    ResponderExcluir
  2. Lindas todas as cristaleiras ! Mas amei em especial a branca com puxadores de porcelana pq ficou bem shabby... Muito linda mesmo ! Mas essa que vc negociou com a amiga é fabulosa também. Bj e apareça mais vezes em meu blog ...

    ResponderExcluir
  3. na madeira natural ficaria muito mais lindo! abraços.

    ResponderExcluir
  4. ficou lindo porem se fosse eu, deixaria na madeira natural abraços

    ResponderExcluir
  5. Ficou belíssima, mas eu acho que ela ao natural chama mais atenção com alguns detalhes a respeito dos puxadores que poderiam ser confeccionados no mesmo tipo de madeira.
    Eu encontrei no lixo uma movel estilo cristaleira e não resisti e o apanhei. Estou tendo um pouco de dificuldade para recuperar ja que sou novata nesta área, mas ando pesquisando na Internet e acho que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha